Ritatitá

A Riatitá é uma loja virtual de artigos para flamenco, com produtos nacionais e importados. Líder em seu segmento, a empresa completou 18 anos em 2026. O desafio foi reposicionar a marca, incorporando mais informação de moda aos produtos, à identidade visual e à comunicação.

O primeiro passo foi a criação de uma nova identidade visual, começando pelo símbolo, com forte impacto visual e conceitual, desenvolvido a partir de três elementos principais do flamenco: la peineta, el mantón e las castañuelas.

A combinação desses itens deu forma ao símbolo e, além da simbologia ligada ao flamenco, passou a remeter à feminilidade e matriarcado. As proprietárias — mãe e filhas — perceberam no desenho uma leitura orgânica semelhante à de um útero, reforçando os vínculos familiares, a origem e a força feminina que A forma construída a partir desses elementos também passou a remeter à feminilidade. Além da leitura orgânica percebida pelas proprietárias — mãe e filhas —, o símbolo dialoga com o papel histórico e fundamental das mulheres no flamenco, especialmente no baile e no cante, onde ajudaram a consolidar essa expressão artística ao longo do tempo.

A Tipografia
A tipografia do lettering apresenta ligaduras que remetem ao movimento do flamenco. Batizada de Valentina, foi criada por um designer espanhol em homenagem à sua esposa e complementa o logo ao reforçar sua expressividade, elegância e conexão emocional com a história da marca. Os traços da ligadura complementam o lettering.

Os pontos de contato digitais e físicos
A partir de um estudo detalhado da presença digital da Riatitá, identificamos a necessidade de um redesign do site, tornando-o mais intuitivo e com uma estratégia de SEO mais eficiente. A plataforma adotada foi o WordPress, e o site passou por um relayout completo.

Nas redes sociais, a marca foi humanizada por meio de conteúdos focados em diálogo, interação e informação, aproximando-se ainda mais de seus seguidores. Além disso, por se tratar de um e-commerce, buscamos apresentar os produtos em pessoas reais, permitindo que o público se reconhecesse nelas. Nesse contexto, sugerimos a produção de um editorial em que as “modelos” fossem professoras e alunas de flamenco, reforçando a autenticidade e a conexão com a comunidade.

Editorial:
A ideia desse editorial para a Riatitá surgiu a partir do planejamento de Social Media, onde identificamos a necessidade de apresentar os produtos em pessoas reais e que de algum modo vivam o flamenco. Buscamos referência fotográfica em editoriais de rua e eventos de Flamenco que ocorrem na Espanha. O desafio foi apresentar o produto e ao mesmo tempo colocar movimento e paixão nas imagens, afinal, o Flamenco é forte e intenso.

Logo Rafael de Lima
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.